Como funciona um seguro de crédito?

Neste artigo você fica sabendo o que é um Seguro de Crédito, como funciona, o que cobre e o que não cobre.

Segunda, 05 de março de 2018


O que é?

O Seguro de Crédito é uma ferramenta financeira que visa principalmente:

1) a proteção contra a inadimplência nas vendas a prazo no segmento B2B, tanto no mercado doméstico quanto nas exportações;

2) a redução da exposição financeira na carteira de recebíveis e

3) oferecer segurança na ampliação das vendas tanto na carteira atual quanto na positivação de novos clientes, segmentos e mercados.

1) Como funciona?

O Seguro de Crédito é geralmente comercializado por seguradoras multinacionais especializadas no produto, que operam no Brasil.

Através de um questionário simples e objetivo, a seguradora e o corretor especializado avaliam a operação da empresa, e em análise conjunta com essa, definem o modelo de coberturas a ser considerado na proposta de seguro, com muita atenção e flexibilidade. Caso a proposta apresentada seja aprovada, a seguradora emite a apólice e em seguida avalia toda a carteira de clientes do segurado e os respectivos limites de crédito desejados; libera limites e restringe aqueles não confiáveis, protegendo e saneando as operações de crédito da empresa.

A ideia básica é aumentar vendas com segurança, melhorando resultados e ampliando limites e mercados. No caso de não pagamento de um crédito coberto, o segurado pode optar em abrir o sinistro ou negociar com seu cliente uma prorrogação para o pagamento, mantendo sua relação com o comprador.

A cobertura da apólice reduz em até 90% o risco de inadimplência em uma carteira de recebíveis assegurada, oferecendo proteção ao resultado operacional do segurado.

Além da cobertura de inadimplência o Seguro de Crédito cuida da cobrança dos valores não recebidos e, caso não tenha sucesso, procede com a indenização.

Coberturas e Exclusões:

Coberturas: vendas a prazo B2B; inadimplência e insolvência financeira; recuperação judicial; falência

Exclusões: vendas à vista; vendas pessoa física; vendas a autarquias governamentais; vendas a coligadas/afiliadas; litígios comerciais e/ou de qualidade

2) Como está a procura pelo seguro de crédito no Brasil?

A procura pelo Seguro de Crédito tem crescido no Brasil.

Certamente porque, após sucessivas crises com dificuldades comerciais e econômicas, as empresas brasileiras sentem a necessidade de um controle de riscos capaz de garantir o retorno de seu capital, oferecido nas operações de crédito.

O Seguro de Crédito se apresenta como uma boa alternativa à redução da exposição financeira e à proteção do capital.

Temos convicção que veremos em curto prazo no Brasil uma crescente demanda pela contratação do Seguro de Crédito à medida que os gestores compreendam que “grandes clientes podem quebrar” no brasil e no mundo, e que a “baixa inadimplência não é sinônimo de exposição financeira controlada”,

3) Na prática, o que muda no seguro de crédito quando a Taxa Selic está mais baixa?

Não há relação direta entre a taxa Selic e a formação de preço do Seguro de Crédito.

A Selic é uma taxa-base para referenciar o custo de obtenção de crédito no país (“empréstimos bancários”). Por outro lado, as principais características na precificação de uma apólice (prêmio) no Seguro de Crédito estão relacionadas aos riscos de crédito da carteira avaliada; ao segmento de atuação; histórico de sinistralidade; prazo de pagamento entre outros fatores que são avaliados pelas seguradoras.

Em resumo, uma coisa é taxa de juros para a captação de linhas de crédito (Selic), outra é taxa para cobertura do risco de crédito na carteira de recebíveis (prêmio).

4) Houve mais calote no seguro de crédito com a alta do dólar?

Não podemos atribuir aumentos ou reduções de calotes olhando exclusivamente para a volatilidade cambial.

Um dólar alto oferece mais riscos a empresas importadoras, pois pagam em dólares e vendem em moeda local. Mas também, oferece mais oportunidades a empresas exportadoras, que irão receber em dólares por suas vendas e pagar seus insumos a fornecedores locais e em moeda local.

O Seguro de Crédito visa cobrir grande parte do risco de inadimplência do exportador somente, atribuindo um limite individual ao comprador, antes de ser realizada a venda.

5) O que esperar desta carteira para os próximos anos?

Podemos esperar uma ampliação nas contratações do Seguro de Crédito e um amadurecimento na identificação e gestão dos riscos financeiros oriundos da operação comercial.

Temos nos empenhado muito para ajudar as empresas a compreender que um programa de Seguro de Crédito bem implementado irá servir permanentemente como: a) um diluidor de riscos financeiros da carteira de recebíveis; b) gerador de valor pela ampliação das oportunidades comerciais; c) como monitoramento de tempo integral da carteira de recebíveis e d) como um protetor do capital da empresa.

6) Os brasileiros realmente se conscientizaram sobre a importância desse produto?

Essa é nossa missão! Sabemos da utilidade do produto e acreditamos que os empresários, com nossa ajuda, também irão descobrir.

Ainda há pouca conscientização sobre a importância desse produto no Brasil, principalmente devido a alguns fatores:

1) a falta de conhecimento das empresas sobre o produto e seus benefícios;

2) o Seguro de Crédito ainda é erroneamente considerado como “custo” na operação, ao invés de valorizado como um produto sofisticado e eficaz na diluição da exposição financeira da empresa; e

3) a existência de poucos corretores especializados nas dinâmicas do mercado de Crédito no mercado brasileiro.

7) Como contratar um Seguro de Crédito?

Nossa dica de ouro:

Procure um corretor especializado no Seguro de Crédito.

Esse profissional será capaz de auxiliar tanto no entendimento global sobre o produto como na orientação, estruturação e contratação junto a uma das diversas seguradoras internacionais presentes no brasil.

A empresa que descobre as virtudes do Seguro de Crédito e as implementa em sua operação evolui e não mais abre mão dessa importante ferramenta financeira.


TAGS desta postagem

voltar